fbpx
Sobremesas

Ovo Trufa de Laranja

By 31 de março de 2022 11.629 Comments
ovo trufa de laranja
60 Min. 2 ovos inteiros de 220 g cada
Média

 

Ovo Trufa de Laranja

Você vai precisar de:

Para a casca de chocolate e banho das trufas:

400 g de Chocolate Meio Amargo Diatt picado

Para a ganache de laranja:

180 g de Chocolate Meio Amargo Diatt picado

6 colheres (sopa) de creme de leite UHT (90 ml)

1 colher (sopa) de raspas de laranja-baía (5 g)

Para a finalização:

100 g de Chocolate Meio Amargo Diatt picado

3 colheres (sopa) de Cacau em Pó 100% Cobertop (20 g)

2 rodelas de laranja desidratada, cortadas em triângulos

Vamos cozinhar:

Casca: leve o Chocolate Meio Amargo no micro-ondas em potência média (50%), mexendo de 30 em 30 segundos, até derreter. Tempere o chocolate, despejando-o em uma pedra de mármore, espalhando e recolhendo com uma espátula, fazendo com que a temperatura abaixe de 45-50 °C para 27 °C e elevando para 28-29 °C.

Molde a casca com a técnica do giro: despeje o chocolate até a metade da forma e bata levemente, para eliminar as bolhas. Gire o molde devagar, cobrindo toda a superfície com o chocolate, e vire sobre uma tigela, para recolher o excesso. Leve à geladeira para secar levemente e apare as bordas com uma espátula. Repita o processo, fazendo outro giro. Leve à geladeira para cristalizar e faça mais três cascas da mesma maneira.

Ganache: misture o chocolate com 4 colheres (sopa) de creme de leite e derreta no micro-ondas. Adicione as raspas de laranja e misture bem. Divida a ganache em duas partes iguais; junte as 2 colheres (sopa) de creme de leite restantes a uma delas.

Montagem e finalização: recheie cada casca com 30 g da ganache de laranja que tem mais creme de leite. Espalhe com uma colher por toda a superfície interna do chocolate, de forma homogênea, deixando uma pequena borda.

Feche a casca com a ajuda de uma colher – ou, usando a técnica de giro, espalhe uma camada de chocolate para selar todas as bordas do ovo. Leve para secar na geladeira por cerca de 5 minutos.

Com a ganache restante, faça trufinhas de 10 g. Derreta e tempere 100 g de Chocolate Meio Amargo Diatt e banhe as trufas com as mãos. Passe no cacau em pó para finalizar.

Desmolde as cascas dos ovos. Transfira o restante do chocolate usado no banho das trufas para um cartucho de papel-manteiga. Faça linhas verticais sobre a casca de chocolate e cole sobre elas um pedaço de laranja desidratada, para enfeitar.

Recheie as cascas dos ovos com as trufinhas e una duas metades, para formar um ovo fechado. Repita com as outras cascas para formar o segundo ovo.

11.629 Comments